Nada se Perde

deite os restos no saco verde.

Solicitar sacos verdes

Por favor preencha os campos

Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

Quais as áreas que disponibilizamos

Setor Residencial

Grandes Produtores

Não tenho contrato

Se não é cliente contacte-nos

Este serviço destina-se apenas a clientes com contrato de recolha de resíduos com a AGERE.

Para saber mais e fazer parte destes projetos, por favor contacte a AGERE – agere@agere.pt | 253 205 000 .

Recolha de Biorresíduos

O que é

Como funciona

Para facilitar a separação dos biorresíduos alimentares serão distribuídos baldes castanhos de 7l e sacos verdes exclusivos para a colocação destes resíduos que devem ser colocados no contentor dos resíduos indiferenciados e que, mais tarde, nas instalações da Braval serão triados e transformados em composto orgânico e energia. Para os munícipes, o processo não poderia ser mais fácil!

Depois de acondicionados os restos de comida, apenas no saco verde e depois de cheio, este deve ser bem fechado com um duplo nó, evitando que o saco se abra.

Informações e alertas

A AGERE está a implementar a recolha seletiva de biorresíduos, destinada à população em geral e aos grandes produtores do concelho.

Separação de Biorresíduos no Setor Doméstico: Na fase-piloto do projeto, a população residente abrangida pode agora separar os biorresíduos alimentares que serão encaminhados para um processo de valorização orgânica, produzindo energia elétrica e um fertilizante natural. A forma de separar não poderia ser mais fácil, basta acondicionar os biorresíduos nos sacos verdes distribuídos para o efeito e colocá-los no contentor dos resíduos indiferenciados.

Grandes Produtores: Os grandes produtores de biorresíduos, como as cantinas, restaurantes, quintas de eventos, hotéis, escolas e IPSS podem agora separar estes resíduos alimentares, cozinhados ou não, que serão encaminhados para um processo de valorização orgânica, produzindo energia elétrica e um fertilizante natural. A forma de separar não poderia ser mais fácil, basta acondicionar os biorresíduos nos sacos verdes distribuídos para o efeito e colocá-los no contentor dos resíduos indiferenciados.

Compostagem Comunitária: Com o objetivo de ensinar os mais novos e as famílias a importância da Compostagem, brevemente estará disponível na Quinta Pedagógica de Braga, um Compostor Comunitário.